segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

O estudo com as TIC’s me proporcionou a ampliação dos conhecimentos e uso das tecnologias em sala de aula, o que evidenciei o crescimento na aprendizagem nas descobertas seguidas de depoimentos no decorrer das aulas.
O usos dos recursos tecnológicos em sala de aula, permite o trabalho multidisciplinar incluindo desafios que questione e amplie o conhecimento da turma, favorecendo o dialogo, a troca de experiência, a oralidade, e nessa explorações, o aluno aprende controlar melhor as alternativas que a ferramenta oferece.
Encontrei varias dificuldades dentre elas, lidar com o blog, visitar os sites, responder e postar as atividades. No entanto, contei com a ajuda da tutora Elizangela, do apoio das colegas da escola (Michelly, Luciana e Dalvina) e as diversidades de depoimentos das colegas postadas nos fóruns e no blogs, contanto também com o desejo de compreender e aprender mais, inovando assim a minha pratica pedagógica, valorizando a amplitude de facilidades de tecnologias em sala de aula, pois a mesma é uma ferramenta ideal para uma aprendizagem continuo, significativo e atualizado, favorecendo o acompanhamento do processo de ensino e aprendizado.
É notável que para fazer parte desse ambiente virtual e inovador de aprendizagem, é preciso ter sempre em mãos, o seu usuário, senha e sites. O Portal Escola Interativa, fóruns de discussão, vídeos de reflexão, animações e link junto com o guia do cursista, foram ferramentas significativas durante o curso e que sem duvida, poderão faltar na pratica da docência.
Essas ferramentas tornam as aulas mais atrativas e prazerosas, não esquecendo de pontuar para o aluno que toda evolução é um avanço tecnológico e que até mesmo o quadro giz, o lápis, a borracha etc, tudo é tecnologia. Porém, hoje temos a necessidade de inserir outras novas tecnologias no currículo e acompanharmos o avanço tecnológico, favorecendo novas oportunidades de ensino e de redescobertas na comunicação oral e escrita das aulas no que se refere alem da leitura, a troca de e-mails, criar blogs.
Minha aprendizagem como educadora e docente foi significativa e precisa contribuindo e recebendo ensinamentos que com certeza contribuirão muito na pratica pedagógica e na sociedade em que estamos inseridos que é a do conhecimento e uso de tecnologias.

Um comentário:

  1. Olá colega,
    Releia seu memorial no trecho "O Portal Escola Interativa, fóruns de discussão, vídeos de reflexão, animações e link junto com o guia do cursista, foram ferramentas significativas durante o curso e que sem duvida, poderão faltar na pratica da docência".

    Acho que você quis dizer NÃO poderão faltar na pratica da docência.
    Parabéns! Chegamos ao final. Abraços

    ResponderExcluir