segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE PORTO NACIONAL
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RAIMUNDO GABRIEL DE OLIVEIRA


Cursista: Vitalina Rodrigues Barbosa

CURRÍCULO

Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimentos, ensino e aprendizagem que se tem. O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente validos e resultantes de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai alem das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecidos na dinâmica do processo educacional.
A inserção das tecnologias na educação é apenas mais uma ferramenta pedagógica da qual podemos fazer uso para associar os conteúdos educacionais a uma realidade de vivência social do nosso aprendiz. Os profissionais da educação têm que saber diferenciar, em seus planejamentos, em que momento convém usar a concepção instrucionista que apenas passa informações e qual seria o momento de usar a concepção construtiva onde ele auxilia o aprendiz na construção de seus conceitos e desenvolvimento de suas habilidades de acordo com as inteligências múltiplas que cada um tem.
O currículo expressa o projeto pedagógico escolar, organiza e orienta determinada pratica educativa. Ao elaborá-lo a escola deve sempre levar a consideração o aluno, a sociedade e a cultura.
Nessa perspectiva junto as TIC’s, propõe-se um bom currículo a ser seguido por todos, em razão dos valores e conhecidos a serem aprendido ou ensinados. Os proponentes de um currículo são especialistas nas diferentes às ou disciplinas, mas só trabalha com uma visão geral. O problema é que, na escola, esses especialistas são substituídos por pessoas de área afins. Em sua realização, um projeto acontece em um determinado espaço ou tempo, implica relações positiva ou negativa entre pessoas, requer atividades motivadas, sustentadas, orientadas e conclusivas, de algum modo.
O mesmo vale quanto aos recursos tecnológicos tem como inteligência e afetividade aos alunos na realização do percurso de aprendizagem escolar.


Vitalina Rodrigues Barbosa
Porto Nacional – TO / 28/09/2010

Um comentário:

  1. Oi Vitinha do meu coração. Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos neste blog. Obrigado também por contribuir para ampliar meu conceito de curriculo e de trabalhar para o crescimento de nossos alunos. sei que depois deste curso nossos alunos serão ainda mais valorizados e respeitados.
    Um abraço

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