quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hipertexto em leituras


De acordo as leituras sobre hipertexto, compreendi a grande relevância da aplicação de uma configuração em outra, bem como a compreensão próxima e até mesmo contemplada na nossa vida diária no que se refere á busca de cientistas, filósofos e historiadores em seus campos de pesquisas sobre os textos em formatos hipertextuais aprimorando seus conhecimentos e novas descobertas. É uma relação, sempre incompleta do que pode ser, por enquanto, a historia do hipertexto. Ou um texto síntese que cresce a cada dia.
Diante da grande lista de nomes de estudiosos e pesquisadores, é importante frisar que o hipertexto é um modelo de funcionamento da mente segundo Pierre Lévy o grande filósofo e maior entusiasta do hipertexto.
Lévy publicou, em 1990, A conexão planetária, obra em que apresenta a teoria que chamou de “ecologia cognitiva”. Para o filósofo francês o hipertexto era a metáfora de um mundo sem barreiras. Os textos e as pessoas estavam ligados de maneira complexa e não havia motivos para pensar o hipertexto apenas como a realização de um texto em que pequenos blocos de informação se ligavam por links.
O autor manifesta ainda sua preocupação com relação aos novos dispositivos de leitura e escrita na medida em que eles mudam gestos, hábitos e maneiras de compreender textos.
Ao trabalhar com os links vejo que os mesmos são como um dicionário que facilita a compreensão do texto e, ao navegar no site da wikipédia ficou nítido a explicação etimologia da palavra hipertexto facilitando assim, o significado, o que nos fortalece na busca da leitura e produção textual, abrindo novos horizontes na melhoria do ensino e da aprendizagem onde o hipertexto proporciona aos educadores e aos educando uma prática de leitura e produção textual mais enriquecedora e prazerosa por sua diversidade de acervo.

5 comentários:

  1. Vitinha amei seu texto sobre hipertexto e espero que este, seja uma ferramenta para o nosso crescimento. Obrigapa por me ajudar e por está ao meu lado todos os dias. Você é meu maior exemplo de Educadora. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitalina, agradeço a visita no meu blog. Acredito que assim estaremos incentivando os nossos colegas no estduos. A troca de conhecimento e experiência é uma forma muito rica de aprendizagem. O seu texto ficou muito bom. O hipertexto é mesmo muito interessante. Concordo quando você diz que é "o hipertexto proporciona aos educadores e aos educando uma prática de leitura e produção textual mais enriquecedora e prazerosa por sua diversidade de acervo". Ele pode nos oferecer uma diversidade de acervo mesmo.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vitalina como sempre o seu trabalho está maravilhoso. Parabéns pelo estudo. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. li seu texto e gostei mto, tenho certza que essa ferramenta irá nos ajudar bastante no ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Oi professora Vitalina
    A aula hoje foi diferente.
    Professora Vitalina pegou o microfone para a gente escutar a leitura de cada um.
    Obrigada

    ResponderExcluir