terça-feira, 29 de junho de 2010

Evidências de aulas - Tema: A pesquisa















































































Aula com DVD Escola - Futebol







Evidências de aulas - desenho animado na escola






Trabalhando a pesquisa na escola

No decorrer do trabalho sobre a pesquisa foi orientado aos alunos no que se refere à leitura, onde o mesmo deve ser protagonista no processo de aprendizagem, a qual é uma das principais ferramentas ao realizar uma pesquisa.
Os alunos participaram das conversas, deixaram de ser expectadores e aprofundaram seus conhecimentos sobre os passos da pesquisa compreendendo a necessidade da busca de fontes diversificadas de leitura como livros, revistas, jornais, internet, valorizando assim cada uma delas.
Ao falrmos sobre a mudança de hábitos e inovar o processo de ensino e aprendizagem o resultado esperado sobre as espectativas dos alunos, foi surpreendente, onde despoertou neles o gosto pela a leitura e uso da internet os quais relataram experiências em suas discurssões com base nos seus conhecimentos.
Concluo dizendo que o professor tem que aprender maneiras diferentes e não ser escravo de uma ferramenta só.

DVD Escola - O futebol

A atividade DVD Escola “O Futebol”, ocorreu no espaço escolar (sala de vídeo) com os alunos do 6 ºe 7º ano do Ensino Fundamental de uma forma prazerosa, sabendo-se que o futebol tem a missão de educar o qual tem em si uma grande gama de compartilhamento, de doação, integração, disciplina e limites dos participantes.
Os alunos foram receptivos e participaram ativamente, observando e comentando após assistirem o filme, onde suas reflexões foram pautadas em fatos reais dentro do campo e em sua vida cotidiana onde reforcei sobre a necessidade da atitude de respeito e limites no espaço escolar que com certeza é preciso avançar para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
No decorrer da atividade, ficou claro que a escola precisa ser um lugar de refacção pautados em conteúdos significativos para o educando.