quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quem sou como Professor e Aprendiz?


De acordo o texto de José Armando Valente, a analise dos processos de aprendizagem nos diferentes períodos da nossa vida, mostra que a aprendizagem é uma construção de conhecimentos ao longo da vida e em diferentes espaços, onde vivemos em uma sociedade da aprendizagem na qual aprender significa uma exigência social crescente.
No que se refere a um professor que desperta a curiosidade do aluno, desenvolvendo uma pratica interativa, sabemos que na pratica educativa os estudantes aprendem mais sendo formalmente ensinados, que interagindo com o meio o cerca. A proposta a ser enfatizada é a de que a aprendizagem que acontece na escola e durante a vida profissional deve ser uma extensão da aprendizagem que se da na infância. Se o propósito é facilitar a aprendizagem continuada ao longo da vida, onde a sociedade deve oferecer recursos e mecanismos para as pessoas satisfazerem o desejo de aprender usando a predisposição de aprendizagem que demonstram desde os primeiros minutos da vida.
Como professor e aprendiz, procuro sanar as minhas dificuldades procurando aprender aquilo que a sociedade exige da comunidade educativa interagindo – me com os alunos e colegas. Compreendo que não entendimento dessas novas tendências da sociedade do conhecimento tem acarretado um descompasso na vida das pessoas a medida que nossas habilidades são exigidas e elas não são condizentes com a formação recebida no período escolar e, com isto, sinto-me as vezes desmontável. Porém reconheço a necessidade de atualização das habilidades e competências onde o aprender e o ensinar é indispensável na interação da vida escola, o que torna a prática educativa mais prazerosa e significativa.